A máfia e a espontaneidade do povo italiano fazem parte da trama de Poder Paralelo, a mais nova produção da Rede Record. Com texto de Lauro César Muniz e direção geral de Ignácio Coqueiro, a novela apresenta elenco com mais de 60 atores.

 

As primeiras cenas foram gravadas nas cidades de Palermo e Tonnara di Scopello - situadas na regi√£o da Sic√≠lia, na It√°lia. Mais de 100 pessoas, entre profissionais da Record e contratados na It√°lia, participaram das grava√ß√Ķes. Uma das sequ√™ncias mais impactantes foi a explos√£o de um carro que mata a fam√≠lia de Tony Castellamare (Gabriel Braga Nunes), em uma pra√ßa no centro de Palermo.

 

Assim como a capital paulista, a cidade de Serra Negra - no interior de São Paulo -, também serve de cenário para a novela.

 

A trama

 

A hist√≥ria come√ßa em Palermo. Um atentado √© preparado e um homem ser√° assassinado. A ordem parte do Brasil, mas a v√≠tima est√° na It√°lia. √Č Tony Castellamare (Gabriel Braga Nunes), um brasileiro de origem italiana que √© suspeito de liga√ß√Ķes com a m√°fia. Mas o crime √© interceptado por T√©o (Tuca Andrada), delegado da Pol√≠cia Federal Brasileira e chefe da opera√ß√£o que investiga uma poderosa conex√£o do narcotr√°fico. Numa a√ß√£o r√°pida, o delegado impede que Tony morra com a explos√£o de uma bomba em seu carro, mas n√£o consegue evitar a pior trag√©dia. A Condessa Marina di Salaparuta (Daniela Galli), a mulher de Tony, e suas filhas g√™meas morrem numa terr√≠vel explos√£o criminosa. Tony n√£o consegue chegar a tempo de impedir que a mulher entre no carro e v√™ a familia morrer.

 

Atingido pela tristeza, Tony descobre que a ordem para matá-lo partiu do Brasil e decide se vingar. Ele vem para o país acompanhado do filho Eduardo (João Vitor Silva) e se hospeda na casa dos pais, os italianos Don Caló (Gracindo Jr) e Mamma Freda (Lu Grimaldi). Tony é misterioso e não deixa claro a ninguém a sua relação com a máfia e, a princípio, nem ele sabe o motivo pelo qual querem matá-lo.

 

√Č exatamente essa a quest√£o que mais instiga o delegado T√©o, que quer desbaratar a rede de narcotr√°fico que liga Brasil e It√°lia. T√©o sabe que Tony pode ser o elo que precisa para chegar at√© o misterioso Capo, ou seja, l√≠der de toda essa organiza√ß√£o.

 

O delegado conta com um moderno aparato policial e tem em sua equipe profissionais extremamente qualificados, como seu principal parceiro Renato (Bruno Padilha) e Marília (Maria Ribeiro), especialista em tecnologia e capaz de invadir qualquer sistema operacional.

 

Por outro lado, os envolvidos com a m√°fia n√£o querem que a pol√≠cia se aproxime de seus neg√≥cios. Iago (Antonio Abujamra), porta-voz do Capo, cuida disso comandando seus contraventores no Brasil, com a ajuda de Lucas (Luiz Guilherme) e Tucci (Roberto Birindelli), e na It√°lia, por meio de Brasiliano (M√°rcio Ros√°rio). Iago faz o que pode para  atrapalhar as investiga√ß√Ķes de T√©o.


Romance

A vida de Tony não está envolta apenas em crimes e tragédias. Pouco antes da morte de sua família, ele conhece a brasileira Lígia (Miriam Freeland). A jornalista inicialmente se aproxima dele para conseguir um furo jornalístico para a revista Grafos do Brasil, mas acaba se apaixonando.

 

Lígia passa a viver então uma crise ética por ter se apaixonado por um homem que supostamente é um criminoso. Ela vê o sofrimento de Tony ao perder a família e se sensibiliza com isso. Ao mesmo tempo, é cobrada ostensivamente por seu editor-chefe, Baruel (Carlos Bonow), para conseguir uma matéria bombástica. Tony, por sua vez, fica fascinado por Lígia, mas também se irrita ao saber que ela é jornalista e quer fazer uma matéria sobre a vida dele.

 

Amor X Traição

 

Maura (Adriana Garambone) dedica sua vida a cuidar do marido e dos filhos, Luísa (Fernanda Nobre), Pedro (Guilherme Boury) e Junior (Rodrigo Simas). Casou-se cedo com Bruno Vilar (Marcelo Serrado) e deixou de lado o desejo de ser atriz, por insistência do próprio marido. Ele, por sua vez, enriqueceu ao se casar com Maura e passar a trabalhar nos negócios da família. Apesar de não ter realizado seu maior sonho, Maura é muito feliz.

 

O que ela não imagina é que o marido há anos mantém um caso extraconjugal com a famosa atriz Fernanda Lira (Paloma Duarte). Pior: ele promete à amante construir um teatro para ela. Certamente, o mundo de Maura viria abaixo se ela descobrisse a traição, mas Bruno se esforça para iludir a mulher de que ele a ama.

 

Fernanda √© famosa no Brasil por sua atua√ß√£o em filmes, programas de televis√£o e pe√ßas de teatro. Ela se sente atra√≠da pelo comportamento imprevis√≠vel de Bruno, mas est√° cansada de ser "a outra". Rudi (Petr√īnio Gontijo) e, posteriormente, Tony (Gabriel Braga Nunes) podem atrapalhar o romance de Bruno e Fernanda.

 

Casos "proibidos"

 

Pedro (Guilherme Boury) é um problema para Bruno e Maura. Não quer de forma alguma seguir os passos do pai assumindo as empresas da família. Apaixona-se por Nina (Patrícia França), uma mulher mais madura do que ele. Nina teve um passado sofrido ao lado do ex-marido, que chegou, inclusive a agredi-la. Por isso, cede fácil aos carinhos de Pedro, mas entra em crise, porque ele é filho de seu patrão. Nina teme que Bruno descubra o romance e a demita.

 

Luísa (Fernanda Nobre) não fica atrás do irmão Pedro. Ela é noiva de André (André Bankoff), considerado pelos pais o genro perfeito, mas se apaixona pelo fotógrafo Dog (Miguel Thirré). Luísa se encanta pelo espírito aventureiro dele, só que Bruno faz o possível para separá-los.

 

Os italianos

 

Don Cal√≥ (Gracindo Jr) veio morar em S√£o Paulo ainda jovem. Cal√≥ fugiu de uma briga entre fam√≠lias mafiosas. Viveu na It√°lia nos √°ureos tempos da m√°fia e tem certa nostalgia dessa √©poca, apesar de supostamente estar bem afastado de a√ß√Ķes mafiosas. Cal√≥ tem v√°rios neg√≥cios, entre eles o Hotel Diana, em sociedade com Bruno Vilar.

 

Casou-se com Freda, com quem teve tr√™s filhos: Tony, Rudi (Petr√īnio Gontijo) e Gigi (Karen Junqueira). Mamma Freda, como √© carinhosamente chamada por todos, √© dedicada aos filhos e tem muita influ√™ncia nos bastidores da fam√≠lia. Rudi √© o filho que traz mais problemas aos pais, por conta de seu envolvimento com o tr√°fico de drogas.

 
O Sobrado

 

Tudo √© repartido no sobrado de Lurdes (Manoelita Lustosa), onde tamb√©m moram Mimi (J√ļlia Sabugosa), Wagner (Lucio Fernandes), Jo√£o (Leandro L√©o) e Vitor (Bemvindo Sequera). Todos trabalham duro, t√™m pouco dinheiro, mas vivem intensamente. Sempre que podem fazem um churrasquinho ou uma festinha. Se bem que, vez por outra, entram em conflito e Vitor tem que usar suas habilidades diplom√°ticas para conter os √Ęnimos.

 

No início da história, Lurdes enterra seu marido. Só que em vez de chorar, comemora, já que perdeu "um traste beberrão", como ela diz.




Armando Orlim
Cecil Thiré
Pai de Maura e V√Ęnia, Armando √© um homem de personalidade magn√©tica e cativante. No entanto, a simpatia √© apenas uma fachada para esconder um homem ego√≠sta e sem moral.


1024x768

1024x768